Alteração no calendário prolonga a alta temporada em cidades turísticas e demanda planejamento de bares e restaurantes
Em 2025, o Carnaval será celebrado em março, em uma data mais tardia em comparação a anos anteriores. Essa mudança no calendário tem importante impacto nos bares e restaurantes, pois, em muitas regiões do Brasil, o atraso da festa prolonga o fluxo de visitantes e impulsiona os negócios locais. Além disso, ensaios e blocos de pré-Carnaval movimentam ainda mais o comércio.
O setor de alimentação fora do lar acompanha de perto as tendências do turismo e do consumo, e a extensão do período carnavalesco contribui para um maior fluxo de turistas.
Para Leandro Menezes, presidente da Abrasel na Bahia, a mudança no calendário pode ser vantajosa: "Há uma percepção de que o Carnaval marca o encerramento da temporada de verão. Por isso, os estabelecimentos que trabalham com turismo comemoram quando o Carnaval acontece mais tarde, pois isso prolonga o movimento do verão”, explica.
Empreendedores se preparam para receber foliões
Com o Carnaval acontecendo em um período diferente do habitual, ter planejamento se torna crucial para que os bares e restaurantes consigam aproveitar o período estendido para aumentar o faturamento. Os ensaios de blocos e os eventos de pré-Carnaval atraem um grande público, gerando oportunidades para o setor.
Em Belo Horizonte, onde o Carnaval tem ganhado cada vez mais força, as festividades vêm impulsionando significativamente o faturamento dos estabelecimentos. Mariana Lucas, sócia do Beleléu Butiquim, na região leste da cidade, destaca o impacto positivo: "Realizamos dois eventos de pré-Carnaval e registramos um crescimento de 25% a 30% no faturamento."
Ainda segundo a empreendedora, os blocos de rua, especialmente aos sábados, ajudam a aumentar ainda mais o movimento.
Os empreendedores do setor, além de investir em decoração e uma programação própria para o período pré-carnavalesco, também podem investir na gestão de marketing e redes sociais para atrair clientes e estimular a movimentação no negócio.