PERFIL DA ABRASEL NO BRASIL
Representante de um setor que hoje congrega cerca de um milhão de empresas e que gera seis milhões de empregos diretos em todo o país, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), desde a sua criação em 1986, busca contribuir de forma efetiva para importantes avanços em prol do desenvolvimento do segmento de alimentação fora do lar no cenário nacional.
Este setor representa atualmente 2,7% do PIB brasileiro, além disso, o hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e corresponde a 31,1% dos gastos dos brasileiros com alimentos (POF IBGE 2008-2009). É também um setor com enorme potencial na geração de trabalho, principalmente no que se refere a oportunidades de primeiro emprego, absorção de mão-de-obra não especializada (candidata permanente à exclusão), melhoria da qualificação profissional e desenvolvimento de novas carreiras.
Criada com a missão de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo com o empreender e melhorar a qualidade de vida no Brasil, a Abrasel nos últimos anos investiu muito em seu projeto de expansão e hoje está presente com suas seccionais em 27 estados brasileiros e ainda com suas 30 regionais.
A Abrasel cresceu não só em número, mas especialmente em prestígio, força e organização. Um crescimento alcançado por ações estratégicas, pela mobilização por políticas públicas de promoção do desenvolvimento do setor e pela credibilidade que a entidade conquistou com a realização de projetos consistentes de qualificação de serviços e promoção da gastronomia brasileira como um diferencial competitivo para o turismo brasileiro. Por tudo isso, conquistou também o apoio de parceiros de peso, como o Ministério do Turismo, Sebrae, Ambev, Souza Cruz, GetNet, Prazeres da Mesa, Philip Moris e Ecolab, que apoiam um conjunto de ações estratégicas que estão revelando todo o potencial da gastronomia tanto para o setor de turismo como para a economia brasileira, com os Festivais Brasil Sabor e Bar em Bar, os Encontro Regionais e o Congresso Abrasel.
Na condição de representante do setor de alimentação fora do lar, a Abrasel compõe o Conselho Nacional de Turismo – CNT presidido pelo Ministério do Turismo; o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, presidido pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; estimulou a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Alimentação Fora do Lar – Bares e Restaurantes, formada por deputados federais e senadores e é parceira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA no projeto de Categorização Sanitária dos Serviços de Alimentação.
Editora da Revista Bares e Restaurantes, uma das mais importantes publicações voltadas para o setor e distribuída bimestralmente em todo o país, a ABRASEL tem fluidez na comunicação com as empresas do segmento de alimentação fora do lar e, através da revista, apresenta atualidades da economia, mercado, gestão, produtos e tecnologias, legislação e literatura especializada.
A intensa movimentação em todo o setor de alimentação fora do lar é visível. Atenta a esse cenário promissor, a Abrasel trabalha firme para incentivar o associativismo, qualificar o segmento e despertar a atenção dos governos para a necessidade de políticas públicas específicas para o segmento de alimentação fora do lar.
PERFIL DA ABRASEL EM MINAS GERAIS
Fundada em 27 de novembro de 1987, a seccional da Abrasel em Minas Gerais representa e age estrategicamente em prol do desenvolvimento do setor de alimentação fora do lar, que consiste no fornecimento de mercadorias e serviços prestados por todo e qualquer tipo de estabelecimento que forneça alimentação aos consumidores que procuram refeições fora dos seus lares. São compreendidos como estabelecimentos deste setor os bares, restaurantes, cafeterias, buffets, casas noturnas, empresas de catering, sorveterias, restaurantes especializados (pizzarias, churrascarias e outros), lanchonetes, quiosques, lojas de conveniência, trailers de lanches, empresas de alimentação industrial e demais empresas afins.
Em Minas Gerais, o setor de alimentação fora do lar é composto por 160 mil empresas, que geram mais de 501 mil empregos diretos, com movimentação financeira em torno de 47,3 bilhões de reais a cada ano.
Em Belo Horizonte, o segmento conta com quase 25 mil empresas, gerando mais de 147 mil empregos diretos e com movimentação financeira da ordem de R$5,4 bilhões anuais.
A ABRASEL Minas mantém consistentes parcerias e desenvolve projetos conjuntos com o GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, destacando a Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Na iniciativa privada, a Abrasel Minas trabalha em parceria com o Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL BH, Caixa Econômica Federal, Associação Comercial de Minas Gerais – ACMINAS, Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais – ABIH MG, ABLA - Associação Brasileira das Locadoras de Automóvel, ABEOC/MG - Associação Brasileira das Empresas de Eventos de MG, Associação Mineira dos Supermercados - AMIS , Associação Mineira de Panificação - AMIPÃO, ABRAJET/MG - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de MGEstado de Minas Gerais, Sindicato dos Guias de Turismo de Minas Gerais – SINGTUR-MG, FECITUR - Federação dos Circuitos Turísticos, dentre outras.
De maneira mais expressiva, a ABRASEL mantém convênios, acordos de cooperação e projetos conjuntos para qualificação de profissionais e empreendedores junto à FECOMÉRCIO - Federação do Comércio de Minas Gerais, SENAC/MG - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de MG e SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
OBJETIVO DA ABRASEL
MISSÃO
Representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo para um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver.
VISÃO
O setor de alimentação fora do lar protagonista na construção de um Brasil com o jeito Abrasel de ser
VALORES
• Sustentabilidade e Qualidade de Vida
• Promoção da Diversidade e da Inclusão
• Associativismo com Respeito às Diferenças
• Democracia e Transparência
• Amor e Fraternidade
• Conduta Ética e Integridade
• Inovação e Ousadia